Entre janeiro e fevereiro decorreu o Programa de formação de Docentes 2019, que contou com formadores das Universidades do Minho, do Porto e da UTAD e ainda com a colaboração especial de Jan Elen, da universidade de Leuven, Bélgica, no âmbito do programa Erasmus.

No corrente ano, este projeto incluiu 16 ações e contou com a participação de 417 formandos das cinco escolas da UTAD, com maior incidência de participantes das escolas de Agrárias e Veterinárias (167) e Ciência e Tecnologia (111).

Este programa tem como objetivo dotar os participantes de ferramentas que possam auxiliar e atualizar as tarefas pedagógicas.

Apresentamos a seguir temas e autores das diferentes ações realizadas:

1. The 4CID-model as an instructional design model that fits the need for complex learning (Jan Elen)
  2. Research-integration what a university is all about (Jan Elen)
  3. Da formação pedagógica à investigação do modelo educativo – relato de uma experiência (Fernando Remião)
  4. O feedback como estratégia de melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior (Ana Mouraz)
  5. Introdução ao programa Informático para Gestão de Citações e de Referências Bibliográficas (João Carrola)
  6. Evolução da pedagogia no Ensino Superior (Manuel Firmino)
  7. Dos objetivos de aprendizagem ao preenchimento da FUC (José Paulo Cravino)
  8. Treinar a atenção: A aplicação inovadora de mindfulness à aprendizagem e ao bem-estar (Diogo Rolo)
  9. Práticas pedagógicas em e-learning: conceção e implementação (Carlos Vaz)
  10. Desafios e pontos de viragem na orientação de teses de doutoramento (J. Bernardino Lopes)
  11. Estratégias de Autorregulação das Aprendizagens no Ensino Superior: um contributo para o sucesso académico (Daniela Pedrosa e José Paulo Cravino)
  12. A Técnica Fotográfica e Imagem no Ensino e na Investigação (João Soares Carrola)
  13. Estratégias, Experiências e Boas Práticas de Internacionalização das Universidades (Artur Cristóvão)
  14. Elaboração de desenhos, esquemas, mapas e de Resumos Gráficos, usando o Power Point e Gimp2 (João Soares Carrola)
  15. Planear a avaliação em ambientes de aprendizagem ativa: explorar formas alternativas de avaliação (Diana Mesquita / Rui M. Lima)
  16. Planificar e avaliar: algumas orientações didáticas (Isilda Rodrigues)

O programa de Formação de docentes é realizado desde 2017 e o número de participantes tem vindo a aumentar, tendo o ano de 2019 superado em muito os anos anteriores.

Legenda Foto: Formadores da UTAD 2019.