Entre janeiro e fevereiro decorreu o Programa de formação de Docentes 2019, que contou com formadores das Universidades do Minho, do Porto e da UTAD e ainda com a colaboração especial de Jan Elen, da universidade de Leuven, Bélgica, no âmbito do programa Erasmus.
No corrente ano, este projeto incluiu 16 ações e contou com a participação de 417 formandos das cinco escolas da UTAD, com maior incidência de participantes das escolas de Agrárias e Veterinárias (167) e Ciência e Tecnologia (111).
Este programa tem como objetivo dotar os participantes de ferramentas que possam auxiliar e atualizar as tarefas pedagógicas.
Apresentamos a seguir temas e autores das diferentes ações realizadas:
- The 4CID-model as an instructional design model that fits the need for complex learning (Jan Elen)
- Research-integration what a university is all about (Jan Elen)
- Da formação pedagógica à investigação do modelo educativo – relato de uma experiência (Fernando Remião)
- O feedback como estratégia de melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior (Ana Mouraz)
- Introdução ao programa Informático para Gestão de Citações e de Referências Bibliográficas (João Carrola)
- Evolução da pedagogia no Ensino Superior (Manuel Firmino)
- Dos objetivos de aprendizagem ao preenchimento da FUC (José Paulo Cravino)
- Treinar a atenção: A aplicação inovadora de mindfulness à aprendizagem e ao bem-estar (Diogo Rolo)
- Práticas pedagógicas em e-learning: conceção e implementação (Carlos Vaz)
- Desafios e pontos de viragem na orientação de teses de doutoramento (J. Bernardino Lopes)
- Estratégias de Autorregulação das Aprendizagens no Ensino Superior: um contributo para o sucesso académico (Daniela Pedrosa e José Paulo Cravino)
- A Técnica Fotográfica e Imagem no Ensino e na Investigação (João Soares Carrola)
- Estratégias, Experiências e Boas Práticas de Internacionalização das Universidades (Artur Cristóvão)
- Elaboração de desenhos, esquemas, mapas e de Resumos Gráficos, usando o Power Point e Gimp2 (João Soares Carrola)
- Planear a avaliação em ambientes de aprendizagem ativa: explorar formas alternativas de avaliação (Diana Mesquita / Rui M. Lima)
- Planificar e avaliar: algumas orientações didáticas (Isilda Rodrigues)
O programa de Formação de docentes é realizado desde 2017 e o número de participantes tem vindo a aumentar, tendo o ano de 2019 superado em muito os anos anteriores.
Legenda Foto: Formadores da UTAD 2019.